Páginas

30 de maio de 2013

MERCADO DO PRIOR VELHO ESTÁ ENTREGUE AO ABANDONO

A situação de abandono e degradação do Mercado do Prior Velho é reveladora da irresponsabilidade que marcou a gestão PS no Prior velho nos últimos 12 anos. Este mercado, construído há menos de 20 anos, ainda na gestão da CDU, foi desactivado durante este mandato autárquico. A Junta de Freguesia do Prior Velho justificou a decisão de encerramento com um estudo sobre a inviabilidade económica deste mercado, cujo conteúdo nunca foi público, apesar de ter sido solicitado na Assembleia de Freguesia. Contudo, nada justifica o abandono desta estrutura, que começou muito antes da decisão de encerramento e pode muito bem ter contribuído para o desfecho deste processo. A falta de manutenção elementar do espaço há muito que vem contribuindo para aquilo que hoje se pode verificar no local, um edifício público, pago com dinheiro dos contribuintes entregue ao abandono e ao vandalismo.
É urgente reabilitar este equipamento público e colocá-lo de novo ao serviço do Prior Velho, com novas utilizações, transformando-o numa solução para alguns problemas locais.




4 comentários:

  1. É lastimável o estado deste mercado. Tanto dinheiro que aqui foi gasto para agora estar abandonado.

    ResponderEliminar
  2. Se fosse só o mercado! o abandono de várias estruturas, o lixo pelas ruas, etc. a degradação é evidente e tem-se acentuado nos últimos tempos. Vivo no Prior vvelho desde 1998, gostava que alguém visse a degradação em que se encontra a área de lazer em volta da ribeira (Simtejo), local que os Priorenses até utilizam bastante para caminhadas,toda a rega automática foi destruida, lixo por todo o lado, em algumas partes mal se pode passar tal a altura do "matagal", uma tristeza....
    A Junta colocou floreiras em certas ruas, estão ao abandono, alén de na altura ter chamado a atenção que em muitos casos a colocação destas floreiras dificultava a circulação nos passeios, sem falar no perigo para invisuais. Muito mais poderia dizer, em tempos tentei ter uma atitude mais proactiva com a junta, através do fórum mas elminaram um dos meus comentários (e de outras pessoas pelo que se veio a perceber) e desisti....
    Estou preocupada com a junção das 2 freguesias...

    ResponderEliminar
  3. A situação de degradação geral do espaço público no Prior Velho é um problema bem identificado e nas nossas visitas e acções de contacto com os moradores é a uma das queixas mais recorrentes (falta de manutenção das zonas verdes, falta de limpeza e a ausência de acções que visem a eliminação de barreiras arquitectónicas, fazendo-se exactamente o contrário, colocando floreiras e outros obstáculos na via pública.)
    A degradação do Parque Urbano é injustificada. O investimento da SIMTEJO nessa obra foi muito avultado e resultou na criação de um espaço que devidamente cuidado tem óptimas condições para o lazer e a prática de actividades desportivas de manutenção. Contudo entrou-se num ciclo vicioso. O espaço entrou em degradação e as pessoas evitam hoje frequentá-lo. A falta de frequência das pessoas no local agrava as situações de vandalismo. É necessário quebrar este ciclo e aproveitar o que de bom há numa freguesia onde não abundam os espaços de lazer.
    Partilhamos a sua preocupação em relação à junção destas duas freguesias. A Freguesia do Prior Velho foi criada por proposta nossa, por entendermos que a gestão dos problemas locais seria mais fácil de fazer aumentando a proximidade dos órgãos locais à população. Esta agregação, contra qual estivemos criará maiores dificuldades de resposta às questões que coloca. Mas creio que a chave de resolução deste problema está no envolvimento dos moradores. A participação activa das pessoas que residem nos locais ajuda a identificar os problemas, ajuda a encontrar as soluções para eles e exerce um papel de pressão e comprometimento sobre os eleitos locais o que é benéfico.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada pela vossa pronta resposta. Como moradora estou ao vosso dispor para dar o meu contributo. Seria muito bom pelo menos fazer uma limpeza no Parque Urbano da Simtejo, que é usado com mais frequência do que parece, para andar e correr(eu e o meu marido todas as tardes e encontramos muita gente a fazer o mesmo), e é pena que a própria escola, por exemplo, não utilize este espaço para actividades desportivas...
    Quanto ao mercado, será que a conversão num espaço para feiras de artesanato, antiguidades e velharias, por exemplo, ou mesmo o aluguer de alguns espaços para actividades arttísticas, ateliers, etc...seria viável?

    ResponderEliminar